sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A professora de horizontologia.

Já tinha parado a chuva e Clara Luz estava louca que a Gota voltasse. Felizmente a Fada-Mãe veio com uma novidade: - Minha filha, hoje vem uma professora nova. Você vai ter a sua primeira aula de horizontologia. - O que é isso? - É saber tudo sobre o horizonte. As crianças lá da Terra aprendem geografia. As fadas aprendem horizontologia. - Acho que vou gostar dessa aula - disse Clara Luz. O sininho da porta bateu: era a professora que vinha chegando. Clara Luz correu ao encontro dela: - Bom dia! Estou louca para aprender tudo sobre horizontes! - Que bom! - respondeu a professora. - Gosto de alunos assim entusiasmados. A professora era uma fada muito mocinha, que tinha acabado de se formar em professora de fadinhas. Sabia horizontolologia na ponta da língua. A Fada-Mãe ofereceu um cafezinho de pó-de-meia-noite e depois deixou Clara Luz e a Professora sozinhas. - Muito bem - disse a Professora. - Primeiro quero ver o que você já sabe. Sabe alguma coisa sobre o horizonte? - Saber, mesmo, não sei, não. Mas tenho muitas opiniões. - Opiniões? - É, sim. Quer que diga?
- Quero - respondeu a Professora, muito espantada. - A minha primeira opinião é que não existe um horizonte só. Existem muitos. - Está enganada - disse a Professora. - Horizonte é só um! - Eu sei que todos acham que é só um. Mas justamente vou escrever um livro, chamado Horizontes Novos. - Você vai escrever um livro? - perguntou a Professora, cada vez mais admirada. - Vou. Eu acho que criança também pode escrever livros, se quiser, a senhora não acha?
- Acho, sim. - Pois nesse livro eu vou dizer todas as minhas idéias sobre o horizonte. - São muitas? - quis saber a Professora. - Um monte. Por exemplo: eu acho que nós duas não devíamos estar aqui. - Ué! Devíamos estar onde, então?
- No horizonte, mesmo. Assim, em vez da senhora ficar falando, bastava me mostrar as coisas e eu entendia logo. Sou muito boa para entender. - Já percebi - disse a Professora. - Tenho muita pena das professoras, coitadas falam tanto!
- É verdade - respondeu a Professora, com um suspiro. - Clara Luz ficou muito contente: - Então, se está de acordo, por que não vamos para o horizonte já? - A professora levou um susto: - Não pode ser! - Por quê? - Não sei se é permitido... Não foi assim que eu aprendi horizontologia no colégio... - Por isso é que a senhora é tão magrinha. - Hein? - Coitada, levou anos aprendendo horizontologia sentada! - A professora levantou-se de repente: - Sabe de uma coisa? Vamos! Clara Luz ficou radiante: - Eu sabia que ia gostar dessa aula. E foram. - Viu como é fácil ir? - perguntou Clara Luz, enquanto voavam, de mãos dadas. - É mesmo. Nunca pensei que fosse tão fácil! - respondeu a Professora. Ela passava o dia dando lições para sustentar a mãe, uma fada velhinha, que já não podia trabalhar nem fazer mágicas. Ganhava vinte estrelinhas por aula e não tinha tempo para passeios. Agora, com o ar puro lhe batendo no rosto, estava até mais coradinha. - A senhora é bem bonita, sabe? - disse Clara Luz. - Acha?
- perguntou a Professora com um sorriso. Nisso, chegaram. - A Professora foi a primeira a pular sobre o horizonte. Estava tão alegre que se esqueceu que era professora e saiu aos pulos, com os cabelos voando: - Viva! Estou no horizonte!Clara Luz foi atrás, também muito contente. Um navio ia justamente aparecendo no horizonte. - Aproveite! - gritou Clara Luz. A Professora aproveitou. Segurou o navio na mão, como se ele fosse um brinquedo. O navio ia cheio de gente, que estava voltando da Europa, mas ninguém percebeu o que estava acontecendo. Só ficaram todos alegres. E o comandante resolveu dar um baile. A Professora, em criança, nunca tivera brinquedos, porque era muito pobre. Ficou encantada:
- Olhe só, que gracinha! Estão dançando, lá dentro! Ela se sentia como as crianças, quando vão ao teatrinho de bonecos. Ficaram as duas se divertindo, muito tempo, com aquele teatrinho. Depois, a Professora colocou o navio no mar, com tanto cuidado que não levantou a menor ondinha. E o navio, assim que saiu do horizonte, virou navio grande de novo, cheio de gente grande. A Professora, agora, estava coradíssima e como os olhos brilhando. Ter um brinquedo tinha feito um bem enorme a ela. - Vamos brincar de escorregar no arco-íris? - convidou Clara Luz. Dessa vez a Professora nem se lembrou de pensar se seria permitido, ou não. Foi logo subindo por um lado do arco-íris e escorregando pelo outro, com os braços para o ar: - Lá vou eu! No princípio, como não tinha prática, escorregava muito desajeitada e Clara Luz morria de rir. Mas logo se habituou e mostrou que tinha um jeitinho louco para escorregar no arco-íris. Escorregava de costas, de frente, em pé e até dançando. Clara Luz fazia tudo para imitá-la, mas a verdade é que não conseguia tão bem. Tinha acontecido uma mágica com o cabelo da Professora: agora estava dividido em duas tranças, igualzinho ao que ela usava quando tinha dez anos. Clara Luz estava notando isso, mas não disse nada. A Professora ainda não tinha percebido o que lhe acontecera. - Agora
- disse Clara Luz, - a senhora não quer dar uma espiada nos outros horizontes?
- Que outros, querida? Só existe um. - Então olhe para lá! A Professora, que só estava olhando para cá, concordou em olhar para lá, já que Clara Luz fazia questão. E viu mais de dez horizontes, um depois do outro. - Não é possível, Clara Luz! Estou vendo dez! - É? Então a senhora é formidável em horizontologia, mesmo. Eu só estou vendo sete. - Mas não é possível, Clara Luz! Será que não estamos sonhando? - Claro que não. Está sonhando é quem só vê um. Lá longe, na Via Láctea, a Fada-Mãe tocou o sininho, para avisar que já tina acabado a lição. Clara Luz e a Professora voltaram voando, rindo da cara das fadas que abriam as janelas e comentavam uma com as outras: - Que professora, essa! Onde já se viu dar lição, assim? Brincando no meio da aula! A Fada-Mãe estava na porta, esperando por elas. - Onde estiveram? - No horizonte, mamãe. Essa professora não ensina falando, não. Ela ensina indo. A Professora encabulou: só agora reparara que estava de trancinhas. Que iria pensar a Fada-Mãe? Mas a Fada-Mãe não era boba: foi lá dentro e, em fez de vinte estrelinhas, trouxe trina, para o pagamento. - Muito obrigada - disse ela. - Nunca vi minha filha gostar tanto de uma lição. A Professora não quis receber:- Não vou cobrar nada por essa aula. Eu é que aprendi muito com a sua filha. - Não acredite, mamãe! Ela é a professora melhor que eu já tive. A Fada-Mãe já tinha percebido isso. Insistiu em pagar as trinta estrelinhas e pediu à Professora que não deixasse de voltar, duas vezes por semana.

2 comentários:

Ricardo Artur disse...

De novo!! Muito bom!
Veja também o comentário anterior.

AnaCris disse...

Esse texto não é meu e de uma autora desconhecida. O texto expressa a relação que temos nesse curso onde a relação do aluno e professor transcendem lugares e saberes. Ana Cris