quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A LÍNGUA LATINA VISTA COM OS OLHOS DE HOJE


Nas práticas comunicativas nos dias atuais, a língua latina é um artifício bastante usado, em especial na linguagem publicitária que apresenta o uso do latim para enobrecer o produto e aguçar a curiosidade dos consumidores.
Expressões latinas como abemus algo ou alguma ave, própria para a ocasião; carpe diem popularizada graças ao cinema e por exaustiva expressão didática. Constroem a interação emissor - receptor na comunicação específica.
Sabe-se que o Direito Romano influenciou a Instituição Moderna; temos, como forma de erudição, por parte dos advogados, a utilização de expressões latinas, data venia muitas vezes memorizadas sem qualquer preocupação com os aspectos estruturais da língua.
Partindo-se das considerações, portanto, verifica-se que a língua latina, hoje, é utilizada especificamente como prática de trabalho, no tacante à produção textual, oral e escrita, resultado das comunidades discursivas. Em outras palavras, a língua latina é usada com alternância entre interesses individuais e o descaso de uma língua tão cultural e histórica que representa a base lingüística de nossa civilização.

2 comentários:

Luiz Favilla disse...

Modum non tam verba faciunt sed voluntas.(Não tanto as palavras como a vontade, fazem o modo).
São muitas as expressões em Latim ainda utilizadas. Principalmente pela tessitura dos advogados, verbi gratia. =)

Ricardo Artur disse...

Descaso e mal uso ad infinitum.
Muito bem colocado!!!