domingo, 13 de janeiro de 2008

As coisas que o nosso cérebro faz!


As coisas que o nosso cérebro faz...!!!!
Se os seus olhos seguirem o movimento do ponto rotativo cor de rosa, só verá uma cor: rosa. Se o seu olhar se detiver na cruz negra do centro, o ponto rotativo muda para verde.
Agora, concentre-se na cruz do centro. Depois de um breve período de tempo, todos os pontos cor de rosa desaparecerão e só verá um único ponto verde girando. É impressionante como o nosso cérebro trabalha. Na realidade não há nenhum ponto verde, e os pontos cor de rosa não desaparecem. Isto deveria ser prova suficiente de que nem sempre vemos o que acreditamos ver... que perigo!

Um comentário:

Ricardo Artur disse...

Muito interessante.
Na realidade o fenômeno não é cerebral, mas ótico. O que acontece é que nossos sensores óticos localizados na retina (a "tela de projeção do olho")são fotosensíveis. Após um grande período de estímulo por uma cor/luz específica (no caso o rosa) nosso organismo busca uma compensação. Assim a célula compensa o estímulo através da negação dele, ou seja, do estímulo oposto. Por isso enxergamos sua cor complementar (o verde).
Já os movimentos se dão por conta da disposição circular dos pontos e que nossa percepção tende a interpretar como movimentos circulares.